Este é um tema que muitas vezes foi abordado no fórum, sei que muitos não gostam de fazê-lo, preferindo mandar seus equipamentos para alguém especializado. Eu particularmente gosto muito de ter este "trabalho" com os meus equipamentos.
Alguns cuidados se fazem necessários:
Ferramentas adequadas para não danificar os parafusos e porcas a serem retirados para a abertura do molinete.
Removedor de graxa, graxa apropriada de boa qualidade para engrenagens e rolamentos e óleo lubrificante. Recomendo a graxa branca Molytour.
Um local bem iluminado e limpo para dar início a desmontagem. Retire o carretel e a manivela.
Retire todas as peças, remova toda a graxa e deixe algum tempo as peças imersas no removedor (querosene), depois limpe cuidadosamente cada peça e vá secando cada uma.
Comece a montagem na seqüência correta, para não ter que retroceder, quando perceber que ficou alguma peça sobrando, vá passando graxa nas peças, sem excesso.
Após o fechamento do molinete certifique que tudo está funcionando perfeitamente. Passe um pano seco ou um papel toalha para retirar qualquer sobra de graxa ou óleo.
Pronto o molinete já estará em condições de ser utilizado, caso não for utilizá-lo nos próximos dias, pode deixá-lo em local seco e arejado para que o odor seja minimizado. Faço esta manutenção preventiva aproximadamente uma vez por ano. O que faço com regularidade é a lubrificação do line roller e da manivela com óleo e a limpeza das arruelas do carretel. Gostaria de fazer algumas recomendações abaixo: Rolamento blindado não deve ser lavado ou submerso no querosene, apenas os rolamentos abertos como do SS, que deve ser engraxado novamente. Os Emblem 4500 e 5500 necessitam de uma chave de pito (cachimbo) longa para sacar a porca do pinhão. Após cada pescaria lave os molinetes, assim como, as varas com sabão neutro e deixe-os secando por alguns dias. Com certeza você vai ter o seu material em bom estado de uso por muito tempo, se tiver cuidado com eles.
Lubrificação de Rolamentos
Abaixo uma demonstração de como devemos fazer a lubrificação dos rolamentos abertos. Nunca lave com querozene ou outro material removedor ou desengripante os rolamentos blindados. Primeiro fazemos a limpeza do rolamento com querozene, retirando toda a graxa velha e secamos. A esquerda um rolamento limpo e a direita um ainda sujo, ambos do Daiwa SS2600.
Depois de totalmente limpo e seco, coloque uma pequena quantidade de graxa de boa qualidade na palma da mão, em forma de tira, eu utilizo MOLYTOUR, vá apertando o rolamento com a face aberta contra a graxa na sua mão.
Girando completamente o rolamento, até que fique totalmente preenchido com a graxa.
O negócio e graxa na mão e boa sorte!!!
Autor: Vladimir A. Ferreira
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