sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Linhas anzóis etc

O equipamento mais importante de qualquer pescaria.

Como sabemos, o nosso mercado hoje é bastante variado em marcas, modelos e preços. O pescador deve saber interpretar qual é a linha que mais combina com o seu tipo de pesca. Finas ou grossas, nacionais ou importadas, quando forem compradas deve se ter como prioridade procurar linhas com boa resistência, já outros aspectos como elasticidade, maciez ou resistência a nós, são outros aspectos a serem analisados na hora da compra.

Linhas de nylon linha de nylon.jpg (13359 bytes)

São derivadas de petróleo e são as mais vendidas no mercado mundial. Sua construção se dá através de uma máquina extrusora que expele este material a um certa temperatura, como se fosse espaguete. A linha então é esfriada e volta a ser aquecida e esticada. Isso determinará a sua espessura ou restistência.

Linhas de multi-filamento trançadoLinha multi filamento.jpg (16756 bytes)

Está cada vez mais conquistando o mercado mundial, apesar de ser cara, é uma linha que possibilita altíssima resistência em relação ao nylon. Este tipo de linha tem quase 0 % de elasticidade, o que garante ao pescador sentir as "biliscadas" dos peixes e também uma maior chance de sucesso na hora da ferrada. Essa linha também é a melhor para pescar peixes que vivam em meio a tranqueiras como paus e pedras pois possuem um altíssima resistência a abrasão.

Linhas fundidas linha fundida.jpg (17452 bytes)

Têm características praticamente iguais às multi-filamentos, porém sua diferença está em sua construção. Não é trançada e sim aquecida juntamente com um gel que reduz o atrito com os passadores e torna a linha mais macia.

---------------------------

Normalmente as linhas a venda no mercado costumas ser vendidas em carretéis que informam a sua espessura (ex.: 0,35 mm) e resistência (em Kg ou Lb) que variam de acordo com o material, modelo ou fabricante.

EXEMPLO DE TABELA PARA LINHAS DE NYLON

0,20 mm Variam entre 4 e 7 Lbs
0,25 mm Variam entre 6 e 12 Lbs
0,30 mm Varia entre 10 e 17 Lbs
0,35 mm Variam entre 13 e 23 Lbs
0,40 mm Variam entre 17 e 28 Lbs

*Uma libra equivale a 453,59 gramas

: : Voltar : :

Anzóis

Variam de acordo com o peixe ou o gosto do pescador. O mais importante é que sejam de boa qualidade, estejam bem afiados e que sejam compatíveis com o tamanho do peixe.

Veja os modelos mais conhecidos:

anzol octopus.jpg (11990 bytes)

Anzol Octopus

ideal para pesca de peixes que tem a boca pequena como Tilápias, Piaus e outros

anzol garatéia.jpg (13790 bytes)

Anzol Garatéia

Exclusivamente usado em iscas artificiais.

"Seu uso fora das iscas artificiais é proibido em vários locais, pois se o peixe arrebentar a linha ficará com ele na boca podendo até não alimentar-se"

anzol round.jpg (11291 bytes)

Anzol Round

São conhecidos por ter uma curvatura mais aberta que permite fisgadas mais profundas. Bastante útil na pesca de peixes de pequeno porte.

anzól long chank.jpg (8495 bytes)

Anzol Long Chank

Como o própio nome diz, haste longa, é bastante útil na pesca de peixes que tenham dentes muito afiados como Traíras e Dourados, também são os preferidos pelos pescadores de iscas vivas pois não possuem farpas na haste, o que mantém a isca viva por maior tempo.

anzol bait holder.gif (8002 bytes)

Anzol Bait Holder

São os mais vendidos pois facilitam na fixação da isca devido as farpas em sua haste.

anzol tuna circle.gif (7011 bytes)

Anzol Tuna Circle

Estão sendo bastante utilizados para a pesca de peixe de couro pois devido ao seu desenho fisga com facilidade no "canivete" da boca dos peixes.

anzol para minhocas artificiais.jpg (10994 bytes)

Anzol para minhocas artificiais

São utilizados para os mais variados tipos de iscas de silicone ou borracha.

anzól wide cap.jpg (8998 bytes)

Anzol Wide Gap

São os mais utilizados para a pesca com iscas vivas de pequeno porte como camarões, siris e outros. Eficientes para pescar Robalos.

anzol haste curta.jpg (10343 bytes)

Anzol Beak Hollow Point

São reforçados e com a haste curta, muito utilizados para a pesca de Pacus no sistema de batida.

anzóis ecológicos.jpg (24028 bytes)

Anzóis ecológicos

Estão conquistando pescadores principalmente os de Catch & Release (pesca esportiva) pois são feitos de material biodegradável, não agridem a natureza e não mutilam os peixes.


Nenhum comentário: