segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Revista Pesca n°124: Na costa de São Paulo, um mestre se encontra com seu robalão

Revista Pesca n°124: Na costa de São Paulo, um mestre se encontra com seu robalão

Por Jum Tabata
Da Revista Pesca Esportiva n°47



Atenção, robaleiros de plantão: tem peixe grande no pedaço. Não é no canal, nem perto do mangue e muito menos dentro dos rios. Desta vez, fomos buscar os robalos no embalo das ondas do mar. Na verdade, já fazia um certo tempo que eu ouvia falar em uma "outra modalidade" de pescaria na água salgada, embarcada e ao longo da costa. A isca preferencial: camarões vivos, soltos próximos ao fundo. Peixes: os mais variados possíveis, com a constante possibilidade de se cruzar o caminho de um sonhado... robalão! (O termo soa como um instigante estrondo aos ouvidos familiarizados). Pronto, estava lançada a isca certa para o pescador certo. E quando surgiu o convite para acompanhar um dos maiores conhecedores da pesca de mar no Brasil e do robalo em particular, a comemoração foi redobrada.
Foto: Jum Tabata
Um mestre
Hatao Ikebe, ou simplesmente Ikebe-san, sempre foi um grande estudioso do comportamento dos peixes e das águas. Sua experiência, acumulada ao longo de décadas de pescarias, tornaram-no um verdadeiro especialista: pesca de mar é com ele mesmo. Não é à toa que na Maripesca, loja tradicional do bairro da Liberdade dirigida por ele, em São Paulo, um sem-número de pescadores entra todos os dias para buscar algo além dos anzóis, varas e molinetes que estão faltando em suas caixas de pesca: todos querem receber um pouco mais dos ensinamentos do mestre oriental. E comigo não foi diferente. Desde criança, eu via as inúmeras fotos de robalões estampadas na parede, o que sempre me levava a "viajar" para dentro daquelas pescarias. Oito, dez, quinze quilos e até mais! A expressão de Ikebe-san ao erguer os troféus nas fotografias era, invariavelmente, de grande satisfação.

Leia mais na Revista Pesca nº 124

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de LCD, I hope you enjoy. The address is http://tv-lcd.blogspot.com. A hug.

THIAGO - VIDA É PESCA disse...

Bom dia!
Parabéns pelo blog, sou aficcionado na pesca esportiva, principalmente de dourados....da uma passada no meu blog lá, tenho noticias interessantes para pescadores...www.vidaehpesca.blogspot.com
gde Abraço
Thiago Souza